sexta-feira, 8 de abril de 2016

18 FATOS CURIOSOS SOBRE O PAQUISTÃO E ARREDORES, QUEM FOI MAHATMA GANDHI?


Gandhi aos 7 anos, em 1876.

Gandhi in his teens.
Mohandas Karamchand Gandhi in South Africa in 1895.

Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado Indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).


AHIMSA (em sânscrito, अहीमर ahimsâ) é um princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente no hinduísmo e no budismo, e que consiste em não causar mal a outros seres vivos, seja com ações, palavras ou pensamentos. No Ocidente seu significado ficou distorcido pela notoriedade da Ahimsa praticada por Mahatma Gandhi(1869-1948).

Mahatma Gandhi fez de Ahimsa o báculo de sua doutrina política. Gandhi definiu a manifestação de Ahimsa assim: "A não-violência não consiste em renunciar a toda luta real contra o mal. A não-violência, tal como eu a concebo, empreende uma campanha mais ativa contra o mal que a Lei de talião, cuja natureza mesma traz como resultado o desenvolvimento da perversidade. Eu levanto, frente ao imoral, uma oposição mental e, por conseguinte, moral. Trato de amolecer a espada do tirano, não cruzando-a com um aço mais afiado, mas defraudando sua esperança ao não oferecer resistência física alguma. Ele encontrará em mim uma resistência da alma, que escapará de seu assalto. Essa resistência primeiramente o cegará e em seguida o obrigará a dobrar-se. E o fato de dobrar-se não humilhará o agressor, mas o dignificará [...] "


Sua concepção, no entanto, se tratava de uma distorção do antigo princípio iogue de Ahimsa. Ao rejeitar qualquer tipo de violência, a filosofia de Gandhi se torna menos eficaz, como observou Prabhat Ranjan Sarkar em um de seus discursos: "Embora a abordagem humanista funcione em certos casos, ela na maioria das vezes não produz resultado algum; e mesmo quando funciona, demora muito tempo a fazê-lo." e continuou "Se qualquer país comete atrocidades contra suas minorias ou ataca qualquer vizinho frágil, então os outros vizinhos devem reagir; mobilizando a força necessária, eles devem deter o tirano para estabelecer a paz sutil. Por isso, as pessoas que desejam restaurar a paz sutil terão de fazer esforços contínuos para ganhar forças. É impossível que as cabras estabeleçam a paz sutil numa sociedade de tigres. Infelizmente, aqueles que acreditam que a não violência seja evitar o uso da força não podem estabelecer a paz sutil , e nem defender a liberdade conquistada a duras penas."

Acredite se quiser Mahatma recomendou o uso de métodos não violentos aos britânicos para combater Hitler, já que não podia dar seu apoio a qualquer tipo de guerra ou matança. Já em 1938, ele exortou os judeus a defender os seus direitos e, se necessário, morrer como mártires. "Uma caçada humana degradante pode ser transformada em uma postura tranquila e determinada, oferecendo-se, aos homens e mulheres desarmados, a força dada a eles por Jehovah.

Mahatma causou sérios problemas para os ingleses durante a Segunda Guerra Mundial, ele aliou-se à Hitler para enfraquecer o poder da Inglaterra na Índia, fortalecendo ainda mais os muçulmanos na Índia já que estes (os muçulmanos) já eram aliados dos nazistas. Dai que surgiu a ideia de uma superpotência atômica muçulmana em território Indu inflamando os Árabes contra os aliados.


Quando esteve por 20 anos na Africa do Sul fazendo militância como advogado ativista apoio as ações comunista de Nelson Mandela que foi preso por atividades terroristas - tão comum a todo comunista.

Ele foi a uma peregrinação para Noakhali para ajudar aos pobres. A independência para a Índia da Segunda Guerra era agora iminente, mas Jinnah, o líder muçulmano, estava exigindo a criação de um estado separado: o Paquistão. Gandhi prega em favor da unidade e tolerância, até mesmo lendo, às reuniões, um Alcorão de orações.

Os hindus o atacaram porque sabiam que ele era a favor dos muçulmanos, e os muçulmanos exigiram, dele, a criação do Paquistão. Gandhi foi para Calcutá para acalmar a discussão e a violência entre hindus e muçulmanos. Mais uma vez, ele jejuou até que os líderes da comunidade assinaram um acordo para manter a paz. Antes de que eles assinassem, ele os advertiu de que, se se rebelassem, ele jejuaria até a morte. Gandhi, em janeiro de 1948, "fez muito para acalmar os conflitos entre hindus e muçulmanos", permitindo a divisão da Índia em dois países.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Mahadev Desai lendo para Gandhi uma carta do vice-rei, em Birla House, Mumbai, em 1939. Gandhi passou cada vez mais a pregar a independência durante a II Guerra Mundial, através de uma campanha clamando pela saída dos britânicos da Índia (Quit Índia, literalmente Saiam da Índia), que em pouco tempo se tornou o maior movimento pela independência indiana, ocasionando prisões em massa e violência em uma escala inédita.

Gandhi e seus partidários deixaram claro que não apoiariam a causa britânica na guerra contra os nazistas a não ser que fosse garantida à Índia independência imediata.
Durante este tempo, ele até mesmo cogitou um fim do seu apelo à não-violência, de outra forma um princípio intocável, alegando que a "anarquia ordenada" ao redor dele era "pior do que a anarquia real". Foi então preso em Bombaim pelas forças britânicas em 9 de agosto de 1942 e mantido em cárcere por dois anos.

A DIVISÃO DA ÍNDIA ENTRE HINDUS E MUÇULMANOS: E QUE DIVIDAS SÃO ESSAS? (AQUI

Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.

No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o resto da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país em Calcutá.
Gandhi tinha iniciado um jejum no dia 13 de janeiro de 1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, sofreu um atentado: uma bomba foi lançada na sua direção, mas ninguém ficou ferido.
Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. E que dividas são essas? (aqui

Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a desrespeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição do seu assassino.

O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio Ganges.
É significativo sobre a longa busca de Gandhi pelo seu Deus o facto das suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito como para o idealismo político, associado a uma possibilidade de paz na unificação.

O CELIBATO?

Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul defendendo a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos. Ele experimentou o celibato durante trinta anos de sua vida, e em 1906 levou o juramento de Brahmacharya para o resto da vida dele.

De acordo com uma biografia recente bastante polêmica, Gandhi separou-se em 1908, quando já tinha quatro filhos, para viver com Hermann Kallenbach, um fisiculturista alemão de origem judaica que emigrara para a África do Sul e viria a tornar-se um de seus discípulos mais próximos. Viveram sob o mesmo teto por dois anos, separando-se quando Gandhi retornou à Índia em 1914.
Mahatma Gandhi (l.) em 1908, no auge de sua relação com Hermann Kallenbach (à direita), que se mudou para a África do Sul, onde Gandhi viveu em 1895. (Knopf; ISA SARID / GandhiServe- via Chelsea Now)

O Gandhi era um pervertido que gostava de crianças, nazis e maus-tratos

Gandhi abraça uns balillas, a secção infantil e juvenil do Partido Nacional Fascista italiano

GANDHI E AS CRIANÇAS

Este guru tinha práticas um pouco estranhas. Entre alguns votos que decidiu fazer estava o de castidade, e pouco a pouco o sexo transformou-se num dos temas principais dos seus discursos, demonstrando uma certa obsessão por ele. Uma obsessão que alcança um nível doentio quando descobres que para aprender a controlar o seu celibato dormia nu com meninas - eventualmente, as suas sobrinhas - para ver se podia aguentar-se. Sempre assegurou que não houve penetração – claro, o que é que ia dizer? - mas não nos enganemos, todos sabemos perfeitamente que o sexo não é só penetração – ele próprio dizia que a prova consistia em sentir e ver o corpo nu, e ainda assim evitar cair em tentação - , e que coisas como o auto-controle não se alcançam do dia para a noite, o que nos faz pensar que talvez tenha havido um período de "tentativa e erro" - em que o erro é ter relações sexuais com crianças – antes de alcançar esse suposto controle. Igualmente, mesmo que não tivessem relações nem se tocassem, não deixa de ser repugnante que dormisse com miúdas.
Ainda por cima só o fazia com raparigas. Também utilizava mulheres jovens virgens ou recém-casadas, todas elas do seu círculo íntimo de discípulos , o que faz lembrar as práticas sexuais dos líderes de algumas seitas.
Gandhi com as suas sobrinhas, com quem alegadamente dormia, por vezes, nu.

GANDHI O NAZI

Para além das miúdas, o Gandhi também gostava de outras coisas, como de braços em riste e da superioridade racial ária. Sempre se justificou o apoio de Gandhi a Hitler e Mussolini porque este os considerava inimigos do imperialismo. Tanto a sua visita a Mussolini em Roma – onde expressou a sua admiração pelo ditador italiano e foi convidado de honra no desfile das Juventudes Fascistas –, como aquilo da carta que escreveu ao Hitler, (do qual se despede como " Seu sincero amigo"), ou quando oaclamava, e rejeitava tanto o imperialismo britânico como o sionismo, demonstraram que era um gajo que tinha muito interiorizados os pilares do nazismo e do fascismo.
Mas acima de tudo, era extremamente racista: considerava que os africanos eram povos inferiores, e na verdade, essa foi a razão pela qual iniciou a sua luta para acabar com a discriminação dos indianos na África do Sul, durante a primeira década do século XX, para que não fossem equiparados a uma raça que ele considerava inferior. Acreditava que os indianos estavam ao mesmo nível das raças dos brancos, por descender da mesma raça ária, e portanto faziam parte da mesma irmandade racial.
Nos seus apontamentos fala de sobre como acreditava na raça da mesma maneira que os sul africanos, e que por isso deviam ser os brancos a governar o país, e que deixar entrar crianças negras nas escolas para crianças indianas era injusto para as segundas, porque os negros estavam apenas um grau acima dos animais, etc. Uma imagem muito diferente daquela que nos entra pelos olhos todos os dias.


Com 180 milhões de habitantes, o Paquistão é o sexto país mais populoso do planeta.
As cidades mais populosas são Karachi, Lahore, Faisalabad, Rawapindi e Multan. Com 13 milhões de habitantes, Karachi é a mais populosa.
Karachi é uma das cinco cidades mais populosas do mundo.
A capital do país é Islamabad, cujo nome em urdu significa “Morada do Islã”.
Embora sejam faladas mais de 160 línguas em território paquistanês, as línguas oficiais são o inglês e o urdu.
O urdu é uma língua de origem indo-europeia com forte influência árabe, persa e turca. Além do Paquistão, possui um grande contingente de falantes na Índia.
O Paquistão é o único país de maioria muçulmana a possuir armas nucleares. Além de potência nuclear, ele possui a quarta maior força armada do mundo.
A grande maioria dos paquistaneses professa a religião islâmica de vertente sunita. Existe também uma grande porcentagem de xiitas. O sufismo, uma corrente mística e contemplativa do islã, é também bastante popular.
As minorias religiosas do Paquistão (certa de 4% da população) incluem hindus, cristãos, zoroastristas e ba´hais.
Apesar de constituir uma inexpressiva minoria no oceano islâmico paquistanês, a minoria étnica kalash é vítima constante de intolerância racial e religiosa. Politeístas num pais monoteísta e loiros em uma nação morena, os kalachis se declaram descendentes das tropas gregas e macedônicas que tomaram sob o comando de Alexandre Magno a região que compreende o atual Paquistão. Além de sofrerem ataques violentos de militantes islâmicos contrários às suas tradições, seus cemitérios são com frequência profanados.
Um dos primeiros aglomerados urbanos do mundo surgiu no Vale do Indo, na província paquistanesa do Sind. Chamada de Moenjo-daro, acredita-se que ela seja tão antiga quanto as civilizações do Egito e Mesopotâmia. Moenjo-daro significa “Monte dos Mortos” na língua do Sind.
Com 8 611 metros de altitude, o monte K2, situado na fronteira entre Paquistão e Índia, é a segunda montanha mais alta do mundo. São paisagens são tão belas quanto a dos alpes suíços, mas que não recebem quase nenhum turista. Motivo: o terrorismo.
Com parte do seu território situado na cordilheira do Karakorun, o Paquistão possui mais de 100 montanhas acima dos 7 000 metros.
O Paquistão é um dos principais produtores de ópio do mundo. Além do ópio, o país é trânsito para drogas como heroína, morfina e haxixe.
Além do tráfico de drogas, outra grande dor de cabeça para as autoridades paquistaneses é o terrorismo. Existem diversas células da Al Qaeda e do Taleban operando no país, principalmente na fronteira com o Afeganistão.
Paquistão e Índia são países rivais desde a época da independência, na década de 1 940. Ambos já chegaram a travar quatro guerras. Detalhe: todos os conflitos armados entre Índia e Paquistão tiveram como principal motivo a disputa pela região da Caxemira.
De 1 940 a 1 970, o Paquistão possuía um território de maioria islâmica chamado Paquistão Oriental. Em 1 971, ele declarou a independência, passando a se chamar Bangladesh.
Existe um grande contingente de paquistaneses vivendo no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Nesses dois últimos países, eles trabalham sobretudo na construção civil. Muitos dos trabalhadores que ajudaram a erguer os arranha-céus de Dubai são de nacionalidade paquistanesa.

COMENTÁRIO DO BLOG:


Depois ninguém sabe por que o Mahatma Gandhi foi assassinado.
Ele foi um comunista traidor e como todo comunista entregou metade da Índia aos islâmicos e ainda deixou uma "divida" para seu povo pagar para os muçulmanos.
E que dividas são essas? (aqui

SAIBA MAIS SOBRE BANGLADESH EM 15 INFORMAÇÕES CURIOSAS

Bangladesh é quase inteiramente rodeado pela Índia. Não seria exagero afirmar que se trata de um país encravado no território indiano.
Assim como a Índia e o Paquistão, Bangladesh foi por muito tempo colonizado pelos britânicos. Quando se tornou independente, formou o Paquistão Oriental, um enclave paquistanês no leste da Ásia. Sua independência do Paquistão ocorreu em 1 971.
Com 140 milhões de habitantes em 2 015, Bangladesh é o sétimo país mais populoso do mundo. Acredite se quiser, mas toda essa população vive numa área menor do que o estado brasileiro do Acre.
Com 7 milhões de habitantes, Daca é a capital e cidade mais populosa de Bangladesh.
Depois de Daca, as cidades mais populosas são Chittagong, Khulna, Narayanganj e Sylhet. Uma observação: das 10 cidades com mais habitantes, três ficam na região administrativa de Daca.
As pessoas nascidas no país são chamadas de bengalis ou bengaleses.
O islamismo é a religião majoritária em Bangladesh, seguida por 86% da população. Em seguida, está o hinduísmo, com 12% de seguidores.
A língua mais falada é o bengali, do ramo indo-europeu. O bengali possui também um grande número de falantes na região de Bengala Ocidental, na Índia.
Um dos esportes preferidos é o críquete. O Campeonato Mundial consegue paralisar o país, principalmente durante as disputas com as equipes dos vizinhos Paquistão e Índia.
Bangladesh possui um elevado índice de analfabetismo. Mais de 52% da população não sabe ler nem escrever. Cerca de 25% vive abaixo da linha da pobreza. Outro detalhe que diferencia esse país das nações mais desenvolvidas é que 82% da população vive na zona rural.
Apesar de ser um país essencialmente agrícola, a sua indústria vive um rápido crescimento. Um dos principais produtos de exportação (inclusive para o Brasil) é o vestuário. Bangladesh é o segundo maior exportador mundial de produtos têxteis.
O país fica numa região atingida com frequência pelos ciclones que se formam no oceano Índico. Chamado de Bhola, o pior ciclone da história de Bangladesh matou cerca de 500 mil pessoas em 12 de novembro de 1 970.
O aquecimento global e elevação dos níveis dos oceanos torna Bangladesh um dos países mais ameaçados de desaparecer. Isso pode ocorrer porque a maior parte do território bengali é constituída de planícies baixas, que podem inundar com o avanço do mar.
O fundo verde da bandeira de Bangladesh representa as riquezas naturais do país e o círculo vermelho, o sol sobre a baía bengali. O vermelho também representa o sangue dos que lutaram pela independência do país.
O animal símbolo do país é o tigre-de-Bengala. Apesar de estar em processo extinção, ele pode ser encontrado no Parque Nacional de Sudarbans.

30 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE A ÍNDIA


A Índia foi colônia britânica até 1 947, quando obteve a independência sob a liderança de Mahatma Gandhi. Na época, a região foi dividida entre a República da Índia e República Islâmica do Paquistão.
Índia e Paquistão são rivais desde a época da independência, na década de 1 940. Ambos já chegaram a travar quatro guerras pela região fronteiriça da Caxemira.
A Índia possui 1,2 bilhão de habitantes, o que faz dela o segundo país mais populoso do mundo, atrás apenas da China (dados de 2 015).
As cidades indianas mais populosas são: Mumbai (antiga Bombaim), Déli, Calcutá, Bangalore e Chennai. Mumbai possui 12,4 milhões de habitantes (dados de 2 015).
O território indiano é dividido em 28 estados e 7 territórios federais, sendo Uttar Pradesh o estado mais populoso, com 186 755 000 habitantes (dados de 2 015).
A capital da Índia é Nova Déli, uma cidade com status de distrito federal.
A Constituição indiana reconhece 744 tribos distintas no país. As línguas e dialetos somam mais de 400.
O hinduísmo é a religião mais popular do país, seguido por 81,5% dos indianos. A segunda religião com maior número de adeptos é o islamismo, com 12,2%.
A religião hindu divide os homens em quatro castas: brâmanes, xátrias, vaixás e sudras. Fora do sistema de casta, ficam os “intocáveis”, são mais conhecidos como dalits.
O hinduísmo possui cerca de 3,5 mil anos de história e surgiu com os primeiros textos sagrados, os Vedas. Muitos pesquisadores, no entanto, acreditam que as sua origens seja ainda mais antigas, remontando à pré-história.
Os hindus cultuam um grande número de divindades, mas as principais são Brahma (o princípio criador), Vishnu (deus do Sol) e Shiva (deus das tempestades).
O maior festival religioso do mundo é o Kumbh Mela, que reúne nada menos que 100 milhões de pessoas. O Kumbh Mela tem origem na mitologia hindu e acontece a cada 12 anos na cidade indiana de Sangam.
Uma das religiões típicas da Índia é o jainismo. Os seus seguidores representam uma minoria no oceano de crenças indiano: “apenas” 24 milhões de pessoas. Os jainistas consideram ser a sua religião mais antiga do que o hinduísmo, o que não é verdade. O que se sabe é que o jainismo foi fundando por volta do século V a. C. por Mahavira.
O sikhismo é uma religião fundada no estado indiano de Jaipur por Baba Nanak. Reúne elementos do islamismo e do hinduísmo. Os homens sikhs são conhecido por cultivarem barbas longas e usarem turbantes.
As línguas oficiais são o hindi e outros 18 idiomas. A porcentagem de indianos que falam inglês é bastante considerável.
A Índia é a décima maior economia do mundo e faz parte do grupo de países em desenvolvimento chamado BRICs – iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China.
A montanha mais alta do país é o monte Kangchenjunga, uma montanha com 8 586 metros de altitude localizada na cordilheira do Himalaia, na fronteira com o Nepal.
O único país onde o Big Mac, o principal sanduíche da cadeia de fast food McDonald´s, é diferente é a Índia. Lá, é servida uma variação feita com frango. A maioria esmagadora da população indiana não come carne bovina, visto que a vaca é considerada um animal sagrado no hinduismo.
Tradicionalmente, os indianos costumam comer usando a mão direita… e sem nenhum talher. Em muitos países orientais, a mão esquerda, que é usada para propósitos higiênicos, é considerada impura.
Devido ao dote que a família da noiva tem que dar a família do noivo – e muitas famílias não tem condições – as indianas preferem abortar as meninas, ou até mesmo matá-las assim que nascem. A Índia é, ao lado da China, um dos países com os maiores índices de aborto de meninas. A população masculina, por outro lado, não para de crescer.
O livro Kama Sutra costuma ser lido por nós, ocidentais, como um manual de posições de sexo. Na verdade, a obra original, escrita há cerca de 16 séculos, aborda diversos assuntos, como religião e filosofia.
Em Madras e Bombaim, são feitos mais filmes do que em Hollywood. A produtiva indústria cinematográfica indiana é conhecida no mundo todo como “Bollywood” (junção de Bombaim com Hollywood). Lembrete: Bombaim é chamada atualmente de Mumbai.
Acredite se quiser, mas Bollywood chega a vender cerca de 3 bilhões de ingressos de cinema por ano.
Quando uma pessoa morre, o corpo é cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges, que é considerado sagrado pelos hindus.
A Índia é a maior produtora de softwares do mundo .
A Índia é a quarta maior potência militar do planeta, com 1,3 milhão de pessoas prontas para a guerra. O governo gasta cerca de 38 bilhões de dólares com defesa.
Um dos países que mais enviam trabalhadores para o exterior é a Índia. Milhares de indianos trabalham na construção dos arranha-céus de Dubai, por exemplo. Existe uma grande proporção de indianos em Singapura, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e África do Sul.
A maior democracia do mundo é a Índia. A cada eleição, cerca de 815 milhões de pessoas vão para as urnas.
A previsão é de que, em 2 050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de 1,6 bilhão de pessoas.
Fontes: Wikipédia, Embaixada da Índia no Brasil, InfoEscola, BBC Brasil, Exame, UOL.

30 INFORMAÇÕES E DADOS CURIOSOS SOBRE A ÁSIA


Com uma superfície de 43 810 582 quilômetros quadrados, a Ásia é o maior continente do planeta. É mais de 1 milhão de quilômetros quadrados maior que a América, o segundo maior continente.
A Ásia é dividida em 5 zonas: Comunidade de Estados Independentes (CEI), Extremo Oriente (China, Japão e Coreias), Sudeste Asiático (Tailândia, Malásia, Indonésia etc), Sul da Ásia (Paquistão, Índia, Bangladesh) e Oriente Médio (Iraque, Kwait, Síria e outros).
A Ásia é o continente mais populoso da Terra, com uma população que somava no ano de 2 013 cerca de 3,9 bilhões de pessoas, o que equivale a mais da metade da população do planeta.
Dos 10 países mais populosos do mundo, seis são asiáticos: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão. O mais populoso é a China, que em 2 013 possuía em torno de 1,3 bilhão de habitantes.
A previsão é de que, em 2 050, a Índia seja o país mais populoso da Terra, com cerca de de 1,6 bilhão de pessoas.
Das 10 cidades mais populosas do planeta, 7 estão na Ásia. São elas: Xangai (China), Karachi (Paquistão), Istambul (Turquia), Mumbai (Índia), Pequim (China), Guangzhou (China) e Nova Dheli (Índia).
A maior região metropolitana do mundo é a de Tóquio, no Japão, que totalizava 37 milhões de habitantes em 2 015. A segunda maior é a de Seul, Coreia do Sul, com 25 milhões de pessoas.
Das três maiores economias do mundo, duas são asiáticas. Japão é a terceira maior economia. A segunda maior é a China, mas analistas preveem que ela ultrapassará os Estados Unidos antes de 2 025.
A China possui o mais rigoroso controle de natalidade do mundo. Até 2 015, cada casal só podia ter um filho. Como os casais dão preferência para filhos homens, o número de bebês do sexo masculino tornou-se maior do que do feminino. Para cada 100 meninas, nascem 119 meninos. Estimativas revelam que no ano de 2 020 pelo menos 30 milhões de homens chineses permanecerão solteiros.
Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo. O que poucos sabem é que o número de sobrenomes han (principal etnia da China) é muito pequeno. Enquanto no Japão existem mais de 200 mil sobrenomes, na China eles não passam de cem. Os sobrenomes mais comuns são Wang, Li e Zhang, que são usados por 22,4% da população, ou seja, 291 milhões de pessoas.
A cada feriado do Ano-novo Chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pelo país para visitar parentes, formando o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.
O território chinês abrange 4 fusos horários, mas o governo não quer nem saber, e todo o país adota o horário de Pequim. O que faz o sol nascer às 4 da manhã no leste do país, e no oeste, às 9 da manhã.
A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1 905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em praticamente dois países: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).
O maior estádio do Mundo, chamado de Rungrado May Day, com capacidade para até 150 000 pessoas, fica na Coreia do Norte.
É proibido mascar chiclete em público em Cingapura. Jogar o chiclete no chão, então, nem pensar!!  Além disso, pichar muros e fachadas pode resultar em três anos de prisão. Se a tinta for difícil de ser removida, o pichador pode ainda levar oito chibatadas.
O japonês é o povo mais longevo do mundo. A expectativa de vida da população chega aos 82 anos (79 para homens e 84 para mulheres). Okinawa, no extremo sul do país, é a região com maior número de centenários do Japão e, talvez, do mundo.
O Japão foi o único país do mundo a ser atacado com bombas atômicas. Foram duas explosões, em Hiroshima e Nagasaki no ano de 1 945. A explosão de Hiroshima matou entre 60 000 a 80 000 pessoas. A de Nagasaki fez entre 90 000 e 140 000 vítimas. Por incrível que possa parecer, a radiação das bombas atômicas não prejudica a vida nas atuais Hiroshima e Nagasaki.
Considerados países europeus, Rússia e Turquia possuem a maior parte de seus territórios na Ásia. Istambul, onde se concentra boa parte da população turca, é a única cidade do mundo que ocupa dois continentes.
A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17 milhões de metros quadrados, o dobro da brasileira. Ela abrange metade da Europa e 1/3 do continente asiático.
A Ásia é separada da Europa pelos Montes Urais, uma cadeia de montanhas localizada na Rússia.
A maior floresta do mundo não é a Amazônia, mas a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.
Todas as 10 maiores montanhas do mundo estão localizadas da Ásia, na Cordilheira do Himalaia. As duas maiores montanhas são o Monte Everest, com 8 848 metros de altitude; e o K2, com 8 611 metros. Estão todas localizadas na fronteira entre Nepal, Paquistão e China.
O maior e mais elevado planalto do mundo é o Planalto do Tibete, entre China, Índia, Nepal e Myanmmar. Ele possui altitude média de 4 000 metros e ocupa cerca de 2.500 quilômetros quadrados de área.
O maior lago interior – ou maior corpo de água fechado – do mundo é o mar Cáspio, na Ásia Central. Ele está localizado entre Rússia, Cazaquistão, Azerbaidjão, Turcomenistão e Irã.
Dos 10 maiores rios do mundo, cinco estão na Ásia: rio Orb-Irtch (o quarto maior do mundo), rio Yang-Tsé, rio Amarelo, rio Amur e rio Lena.
O país com maior número de rios do mundo é Rússia. São, no total, 120 mil rios, a maior parte na porção asiática.
O menor país da Ásia é a Ilhas Maldivas, situada próximo a Índia e ao Sri Lanka, com apenas 298 quilômetros quadrados.
Além de ser o nono maior país do mundo, o Cazaquistão é também o maior sem costa marítima. Ele é pouco povoado, com apenas 15,5 milhões de habitantes.
O idioma falado no Cazaquistão é o cazaque, do ramo das línguas altaicas. Entre as línguas altaicas podemos citar o turco, o azeri, o turcomeno, o usbeque e o quirguiz. Outro ramo comum na Ásia Central é o iraniano, que abrange o farsi, o pashtum e o curdo.
Coreia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2 002 e o campeão foi o Brasil.

21 FATOS INTERESSANTES SOBRE BOLLYWOOD E O CINEMA INDIANO



O nome Bollywood surgiu da fusão de Bombaim com Hollywood. Atualmente chamada de Mumbai, a cidade de Bombaim é o principal centro da indústria cinematográfica indiana.
É no bairro de Andheri que estão concentrados os roteiristas de Bombaim/Mumbai. Sedes de produtoras e escritórios com serviços relacionados ao cinema estão também reunidos nesse subúrbio.
Entre as principais produtoras de filmes indianos estão a Yash Raj Films, a maior do país, a Balaji Telefilms e a Muktra Arts.
Na década de 1 930, a Índia já fazia em torno de 200 filmes por ano. Mas foi somente nos anos 1 990, no entanto, que o cinema local deu o grande salto para ser o que é hoje: a maior indústria cinematográfica do mundo.
Maior indústria de cinema do mundo? Sim. Enquanto os Estados Unidos produzem em torno de 650 filmes por ano, a Índia produz 1 000; enquanto Hollywood atrai 3,6 bilhões de pessoas a cada 12 meses, Bollywood atrai 3,8 bilhões. No entanto…
Bollywood está longe de ser a mais lucrativa indústria cinematográfica. Sozinha, a gigante Hollywood abocanha 60% da renda do cinema mundial, sobrando pouco para o cinema produzido em outros países.
O cinema indiano arrecada em torno de US$ 2 bilhões por ano, o que equivale ao custo de 10 superproduções da indústria do cinema norte-americano. Só para se ter uma ideia, um único filme feito nos Estados Unidos pode custar US$ 300 milhões (obs: esses dados são de 2 008).
O custo médio de um filme indiano é de US$ 500 mil, bem modesto em comparação com o custo de um filme europeu ou norte-americano. Em anos mais recentes, no entanto, Bollywood passou a produzir filmes mais caros, com valores acima de US$ 10 milhões. Lançado em 2 006, o filme Devdas 2 (Servos de Deus 2) custou a nada modesta bagatela de US$ 20 milhões.
A maior parte dos filmes feitos por Bollywood é musical, com muitos cantos e danças. Eles podem misturar aventura, comédia e drama numa única produção. Triângulos amorosos são bastante comuns. Esse tipo de filme é chamado de masala, a famosa mistura de ervas da culinária indiana.
Uma das principais causas do crescimento do cinema produzido na Índia foi a estabilidade econômica. Isso permitiu que a emergente classe média local frequentasse mais o cinema e apreciasse os filmes de seu país.
As músicas são normalmente gravadas em estúdio por cantores profissionais. Para que saiam nos filmes, o atores e dançarinos coadjuvantes precisam fazer uma sincronia labial perfeita. Em Bollywood os atores não precisam cantar bem, mas devem ser excelentes dançarinos.
As danças tradicionais indianas dominam as coreografias (só recentemente os estilos ocidentais passaram a ser incorporados). As letras das músicas estão comumente relacionadas à cena do filme. O dançarinos mudam de roupa e trocam de cenário num piscar de olhos, de acordo com o verso da música (de uma estação de trem para uma paisagem que lembra os Alpes suíços).
Os melhores profissionais da indústria cinematográfica indiana são premiados numa cerimônia tão glamourosa quanto o Oscar norte-americano. Chamado de Filmfare Awards, o prêmio é entregue anualmente aos melhores roteiristas, atores, diretores etc. Detalhe: ele foi criado há mais de 50 anos.
Embora desconhecido no Brasil, o cinema indiano é bem acolhido em dezenas de países. Ele atrai público em nações tão diferentes quanto Bangladesh e Reino Unido, Paquistão e Guiana, Afeganistão e África do Sul.
Consideradas “mais comportadas” do que as europeias e norte-americanas, as produções indianas são muito bem recebidas nos países muçulmanos. CDs com as trilhas sonoras dos filmes e cartazes com ídolos de Bollywood podem ser encontrados com facilidade em locais como Afeganistão, Paquistão, Bangladesh e oeste da China.
Remakes de filmes ocidentais e adaptações de escritores europeus e norte-americanos são comuns no cinema made in Bollywood. Um dos maiores sucessos de 2 007, por exemplo, foi um filme chamado Heyy Babyy, um remake de Três Solteirões e um Bebê.
O cinema da Índia vende o equivalente a 3 bilhões de ingressos por ano. Os indianos assistem de 25 a 30 filmes ao ano (pudera, os ingressos nunca custam mais de 1 dólar).
A maior arrecadação feita por um filme indiano ocorreu em 2 009, quando a produção Três Idiotas faturou US$ 80 milhões.
Mumbai, a meca do cinema feito na Índia, possui 12 milhões de habitantes. A sua região metropolitana é habitada por 20 milhões de pessoas, o que faz dela a quarta maior do mundo.
Mumbai fica no estado de Maharashtra, no costa ocidental indiana. É o maior estado em área territorial e o segundo mais populoso do país. Possui 112 milhões de habitantes (o equivale a mais da metade da população brasileira).
Maharashtra possui o maior número de cidades entre as 100 mais populosas da Índia. Enquanto o estado de Uttar Pradesh, o mais populoso entre as 28 unidades federativas indianas, possui a maior parte da população na zona rural, Maharashra possui na área urbana.
Fontes: Wikipédia, Super Interessante, Guia dos Curiosos, UOL, Terra.

Jizya, dhimmīs e zakat (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário