segunda-feira, 25 de abril de 2016

5 atributos das equipes mais eficientes do Google


São Paulo - O Google queria revolucionar o seu departamento de RH, chamado de Operações de Pessoas. Com a ajuda de dados e análises, eles queriam formar as equipes perfeitas para qualquer projeto.
No futuro, eles pensaram que poderiam alocar as pessoas por suas características. Para um projeto específico, seriam necessárias duas pessoas atentas aos detalhes e uma extrovertida para deixar a equipe mais criativa, por exemplo.
Segundo Brian Welle, diretor do Google de análise de pessoas, montar uma equipe seria como montar um deck de cartas Pokémon.
"Tudo o que precisaríamos fazer é achar as cartas certas para montar a equipe e pronto - um time eficiente", disse ele na Conferência Wharton's People Analytics.
No jogo, cada monstrinho tem características que o tornam o mais adequado para aquela batalha específica.
Eles usariam grandes dados e engenharia também no departamento de RH, como fazem no resto da empresa de tecnologia.
Para desenvolver esse modelo, o departamento entrevistou mais de 180 equipes do Google. Ao final, no entanto, descobriram que isso nunca daria certo, segundo artigo da Inc.
De acordo com Welle, eles perceberam que as características de uma pessoa têm pouco impacto no resultado final de uma equipe.
Ao contrário, o que influencia a produtividade e eficiência de um time é como todos se comportam de maneira coletiva.

A pesquisa não foi jogada fora. Com os dados que eles coletaram, listaram cinco características das equipes mais bem-sucedidas da companhia.

1 - Segurança psicológica

 Ole Spata/Corbis/Latinstock Google: Com a matemática, ela quis montar equipes perfeitas, assim como em um jogo de Pokémon, mas não deu certo
Para trabalhar de maneira eficiente, as pessoas precisam sentir que estão seguras e que podem expressar suas opiniões e ideias sem medo do julgamento da equipe.

2 - Dependência

Para um bom trabalho de equipe, os membros precisam confiar que os outros irão entregar o que deveriam.

3 - Estrutura e clareza

Cada pessoa precisa saber qual o seu papel e o que podem acrescentar à empresa, ainda que isso não seja feito de forma matemática.

4 - Significado

Cada um precisa sentir que aquele projeto em conjunto traz conquistas importantes para si mesmo.

5 - Impacto

Um trabalho eficiente em conjunto só dá certo se cada um acreditar que aquele projeto irá trazer bem para a companhia e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário