sábado, 11 de junho de 2016

A Síria é um matadouro!

Um vídeo do grupo Estado Islâmico divulgado neste domingo(18) mostrou os extremistas decapitando uma dúzia de soldados sírios. Barbárie total via satélite.


Por Osias Wurman

Um folheto da ONG internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), sobre o dramático momento atual na Síria, está sendo distribuído a nível nacional.

Segundo a MSF, após cinco anos de conflito na Síria, mais da metade da população perdeu a vida, teve que fugir ou precisa de urgente ajuda humanitária.

São 13,5 milhões de pessoas que necessitam de assistência humanitária, 6,5 milhões de deslocados internos, 4,5 milhões alocados em áreas sitiadas, 4,2 milhões de refugiados que inundaram países vizinhos, 58% dos hospitais total ou parcialmente fechados e mais de 250 mil mortos no conflito. Nesta guerra foram mortos 700 membros das equipes médicas e 177 hospitais destruídos.

Uma cruel radiografia do atual momento pode ser obtida nas palavras da presidente internacional do MSF, Dra. Joanne Liu: “Entre 1,6 e 1,9 milhão de sírios estão sitiados, sem poder escapar de ataques aéreos aleatórios e devastadores. Eles precisam desesperadamente de suprimentos médicos, alimentos e outros itens essenciais. Hoje a Síria é um matadouro. Somos testemunhas de um fracasso global coletivo.”

O que o dito mundo civilizado fez, até agora, em prol de um cessar fogo na Síria, foi muito pouco ou teve efeito prático nulo na região.

As cenas de refugiados em desespero morrendo nas águas do Mar Mediterrâneo são comoventes e nos envergonham como seres humanos.

Em nossos dias, atentados em locais públicos contra civis inocentes, são a arma preferida dos que querem aterrorizar o mundo com práticas bárbaras.

O único país não árabe que faz fronteira com a Síria é Israel e, apesar da tensão na região, cabe registrar o trabalho humanitário que vem sendo prestado pelo exército de Israel, na área fronteiriça, onde foi montado um hospital de campanha para atendimento de emergências a sírios gravemente feridos.

Desde 2013, cerca de 2.000 vítimas do país árabe foram atendidas em hospitais do Estado judeu. Muitas delas, em estado grave, foram transferidas para o hospital da Galiléia Ocidental, em Naharia, uma cidade situada ao lado da fronteira com o Líbano. Segundo o porta-voz do exército de Israel, apenas 20% dos feridos eram homens em idade militar.

As organizações internacionais vem dedicando muita atenção a outros temas, como problemas climáticos, produção de alimentos, acordos comercias, controle de armas nucleares e etc.

Para os sírios, vítimas diárias de um inominável matadouro, parece restar pouco esforço humanitário e muita munição assassina.

A postura destruidora na Síria tem o mesmo DNA dos terroristas palestinos, infiltrados da Cisjordânia, que esta semana metralharam civis israelenses na maior metrópole do país, Tel Aviv, uma cidade considerada a mais libertária do Oriente Médio, matando quatro pessoas e ferindo gravemente mais de uma dezena, enquanto celebravam a vida num dos restaurantes do local.

O terror não deve sair vitorioso pela indiferença mundial ao sacrifício humano nos matadouros de civis inocentes!

Osias Wurman – é cônsul honorário de Israel no RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário